segunda-feira, 26 de março de 2012

ABRAM ALAS AO LÍDER !


O SC Braga chegou à liderança do campeonato, depois de ter recebido e vencido a Académica por 2-1. Os dois golos bracarenses fora marcados na primeira parte, com a Académica a reduzir e a assustar na segunda.
A Académica até entrou bem no jogo mas o SC Braga rapidamente começou a dominar, ameaçou primeiro por Lima (Flávio salvou sobre a linha) e acabou por marcar dois golos antes do intervalo, por Mossoró e Lima (36 e 45+1).
Na segunda metade, o terceiro golo podia ter surgido logo aos 51 minutos por Hugo Viana mas à medida que o tempo foi passando a equipa da casa pareceu ir quebrando fisicamente. Os estudantes conseguiram reduzir através de um grande golo de David Simão e a partir daí quase só deu Académica. Entre os 84 e os 86 minutos, os estudantes tiveram três oportunidades claríssimas para fazer o empate mas a sorte não quis nada com a equipa de Coimbra, já que até o poste lhe negou o golo.
Com a vitória por 2-1, o SC Braga consegue a 13.ª vitória consecutiva no campeonato e é o novo líder, com um ponto de vantagem sobre o FC Porto e dois sobre o Benfica. Quanto à Académica já não vence há 12 jogos.

O caminho da felicidade. Peregrinação estóica, comovente, aquartelada em 13 vitórias consecutivas, futebol convincente e a ascensão ao topo da Liga. Ver o Sp. Braga é acreditar no triunfo da improbabilidade esforçada, competente, esclarecida. É voltar a mergulhar o futebol num romantismo ingénuo, tantas vezes sepultado pelo vil metal, esse guardador de almas. Penadas, por certo.
O triunfo sobre a Académica sinaliza a subida ao primeiro lugar, é verdade, mas nem será o mais relevante. O Sp. Braga percebeu a obrigação de vencer e não falhou. Atrás destes três pontos há uma história inacreditável de vitórias seguidas, austeras, com pouca paciência para choraminguices sobre arbitragens e palavreado encomendado em lutas pelo poder.
Essa é outra das realizações deste Sp. Braga. O poder arsenalista é o de jogar bom futebol e, com isso, vencer mais vezes do que os outros. Faltam cinco jogos para o fim, o título até pode escorregar para outras mãos, mas ao Sp. Braga ninguém poderá roubar o fascínio da surpresa.
Pelo menos por uma semana, até à visita ao Estádio da Luz, o Sp. Braga vai comandar o campeonato.

A frase do dia: «Todos sonhamos em ser campeão um dia» (Nuno André Coelho)

Nenhum comentário: