domingo, 30 de outubro de 2011

Que rumo leva o futebol em Portugal ?

Neste domingo, o campeonato português teve mais duas cenas de novela no que toca á arbitragem. Nos jogos do Vitória SC-Rio Ave, e Feirense-Sporting CP, os árbitros Carlos Xista e André Gralha, respectivamente, tiveram uma influência mais do que evidente nos resultados finais destas partidas.

Em Guimarães, Xistra decide marcar um penalty aos 90+5min por suposta mão na bola de Tiago Pinto (Rio Ave). Num lance em que o defesa não tem qualquer intenção de jogar com a mão, e que num movimento do braço, a bola é que vai na direcção dele. E que anteriormente, Alex (Vitória) faz carga sobre o jogador da equipa de Vila Conde. Com o resultado em 1-1, o penalty (irregular) convertido por Nuno Assis, deu assim a vitória por 2-1 aos vimaranenses.

Em Aveiro (casa emprestada ao Feirense), num jogo em que a equipa de Quim Machado estava a fazer boa figura frente aos leões, o arbitro André Gralha "inventou" uma expulsão ao defesa Henrique (Feirense, emprestado pelo SC Braga), ao mostrando em poucos minutos dois amarelos. Com duas faltas cometidas sobre Diego Capel (Sporting), o arbitro decidiu mostrar (mal) o segundo amarelo ao defesa do Feirense. E quase seguidamente dá penalty á equipa de Domingos Paciência, num lance duvidoso e com muitas queixas por parte de toda a equipa da casa.

É "normal" que as equipas ditas pequenas deste campeonato caíam todas aos pés deste Sporting, um clube repleto de milhões investidos.. Pois jogo a jogo algum "senhor" arranja uma forma desses "pequenos" perderem.

Até quando isto vai continuar ? Até quando a arbitragem vai andar de volta dos "mesmos de sempre" ?
"Assim, só na playstation." disse um treinador que se encontra hoje num "grande" português. Provavelmente já se esqueceu do dia em que disse isso, pois se encontra agora num clube corrupto e ganhador, até já se deve ter esquecido dos dias em que foi.. "pequeno".

Um comentário:

Francisco Silva disse...

Post ridículo, visto que o Sporting foi a equipa com mais razões de queixa da arbitragem no jogo de domingo, visto que para além do penalty claro sobre Schaars (sim, há contacto, e sim, é dentro da área), ficou ainda por assinalar outro sobre Elias na primeira parte.

O segundo amarelo a Henrique é de facto forçado se olharmos apenas à falta em si, mas completamente justificado se repararmos na quantidade de faltas que este jogador cometeu num curto espaço de tempo.

Para além disto, houve ainda uma entrada a pés juntos de um jogador do Feirense sobre Jeffrén que foi punida apenas com cartão amarelo (!).

O árbitro teve, de facto, influência directa no resultado, impedindo uma vitória muito mais volumosa do Sporting Clube de Portugal.

Cumprimentos