quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Braga garante apuramento !

O Sporting de Braga venceu o Birmingham por 1-0 em jogo da 5.ª e penúltima jornada da fase de grupos da Liga Europa e carimbou o apuramento para os 16-avos-de-final da competição.

Foi uma entrada muito forte do Birmingham na partida, com o endiabrado Burke a pedir um penalty por mão de Elderson dentro da área. O árbitro não assinalou à primeira mas sim à segunda (10 minutos). Ewerthon comete penalty claro ao agarrar Elliot mas o gigante sérvio Zigic desperdiça a flagrante oportunidade ao permitir a defesa de Quim. Pensou-se que o Braga ia, nesse momento, acordar para o jogo mas foi o Birmingham que continuou a mandar e a criar perigo. Dois livres de Murphy praticamente seguidos (14 15) foram problemas difíceis de resolver, com Quim a salvar a equipa nas duas ocasiões.

A partir daí o Birmingham baixou o ritmo, o Braga passou a ter mais bola mas oportunidades de golo não surgiram. O que assistiu até ao intervalo foram tentativas de remate de longe, sem nexo, como foram os remates de Lima, Mossoró e Hélder Barbosa. De resto o extremo inglês Burke continunou a causar bastantes problemas ao lado esquerdo da defesa bracarense. Tanto Elderson como Ewerthon foram várias vezes ultrapassados por Burke, que fez valer a velocidade e a boa técnica para fazer a cabeça em água à defensiva do Braga.

Na segunda parte o Braga entrou melhor, com Hugo Viana a ser o rosto de uma nova atitude bracarense. Primeiro a isolar Hélder Barbosa (Myhill chegou primeiro à bola) e depois a inaugurar o marcador através de um remate de longe que sofreu um desvio em Davies e enganou Myhill.

Depois do golo o Birmingham continuou a chegar à baliza de Quim mas sem o perigo da primeira parte, notando-se que o Braga tinha o jogo controlado e que até podia aumentar o ritmo sempre que necessário. Foi até do Braga a melhor oportunidade da segunda parte, com Lima a partir isolado desde o meio campo até à baliza mas a permitir a defesa de Myhill. Mais difícil de compreender foi a recarga de Paulo César nesse mesmo lance uma vez que tinha tudo para fazer o segundo golo mas enviou a bola por cima da barra.

Não foi um jogo espectacular do Braga, tendo passado mesmo por algumas dificuldades a nível defensivo. No entanto, o mais importante que era ganhar o jogo foi alcançado.

O Braga reservou, assim, um lugar na próxima fase da competição, num grupo em que Birmingham e Club Brugge vão lutar pela segunda vaga nos 16-avos-de-final. O próprio Braga pode ter uma palavra a dizer nessa luta, pois desloca-se ao terreno dos belgas na última jornada da fase de grupos.

Nenhum comentário: